quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Moreira quer levar eléctrico até ao terminal de cruzeiros

Autarquias lutam pelo regresso da Linha 1 até ao Terminal de Passageiros de Leixões. Rede retirada da concessão da STCP a pedido de Rui Moreira.

Rui Moreira quer alargar rede de eléctricos levando a linha 1 a Matosinhos
A Câmara do Porto conseguiu que o Governo retirasse os eléctricos do dossiê da concessão da STCP a privados, por entender serem de interesse turístico. E está a lutar pelo regresso da Linha 1 a Matosinhos.
Devolver o eléctrico à marginal marítima e prolongar a Linha 1 ao Terminal de Passageiros de Matosinhos é uma das ideias que o presidente da Câmara do Porto tem em mente e que levou a autarquia a pedir – e conseguir – que os eléctricos fossem retirados do dossiê da concessão da Sociedade de Transportes Públicos do Porto (STCP) a privados.
Rui Moreira deu conta da ideia anteontem, na Assembleia Municipal extraordinária requerida pela CDU para discutir a decisão governamental de concessionar a STCP por dez anos.
Para o autarca, os eléctricos “devem fazer parte daquilo a que nós chamamos de rede de interesse turístico para a cidade, que vai muito para além da concessão”. E diz ter a Câmara de Matosinhos com ele neste projecto, por serem os dois territórios “onde operam os eléctricos”.
A ideia é o serviço ser “desempenhado conjuntamente” pela STCP e pelos dois municípios, num conjunto em que incluiria também o Funicular dos Guindais, cuja concessão está terminar. E, adiantou Rui Moreira, já foi até sinalizada à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte a intenção de um “eventual regresso da ligação da Linha 1 ao Terminal de Passageiros de Matosinhos”.
O autarca de Matosinhos confirma que a questão tem sido falada e aproveita para lamentar o desprezo a que o eléctrico foi votado pelo anterior executivo portuense, que “levantou carris sem dar conhecimento à câmara vizinha”. Agradecendo a “boa fé de tratamento” que lhe chega agora do outro lado da Circunvalação, Guilherme Pinto encara o regresso da Linha 1 como “mais valia para um turista que chega e pode vir até Matosinhos de eléctrico”. Ou até ao Porto, diz Rui Moreira. Será “uma linha de serviço muito interessante para a cidade do Porto”, para lá do interesse turístico.
Retirar os eléctricos da concessão da STCP “foi das coisas que se conseguiram nas tais negociações que não são negociatas”, disse Rui Moreira. O autarca usou a questão para rebater a acusação da CDU de que esteve “demasiado tempo em silêncio” quanto à concessão e “acordou” com uma ideia de municipalização que é apenas “uma modalidade diferente de privatização”.
Recorde-se que a autarquia manifestou interesse em candidatar- se à concessão dos transportes públicos do Porto, por entender que a rede proposta no caderno de encargos já não serve a cidade e que faltam terminais intermodais e mais capilaridade para conseguir mais passageiros.
Funicular dos Guindais também será incluído na rede de interesse turístico 

Jornal de Noticias - 24/09/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário