quinta-feira, 18 de março de 2010

Linhas com História nº4


Linhas com História nº4
Linha nº5 e linha nº19
 
Fig.1 - Eléctrico na Av. do Brasil na Linha 5
A linha 5 e a linha 19 tinham de estar juntas no mesmo número pois a história de uma confunde-se com a da outra. 
Material circulante
Todos os carros bi-direccionais excepto os carros de bogie
Número máximo de eléctricos ao serviço: 5
Curiosidades
Em 1958 estas linhas representaram 5,5% das receitas da rede de eléctricos.
Horário 1942
-Praça - Leixões (5): 6.00h - 30' - 1.00h
-Leixões - Praça (5): 6.46h - 30' - 0.46h
-Praça - Leixões (19): 6.15h - 30' - 20.45h
-Leixões - Praça (19): 6.31h - 30' - 21.31h
Percurso
5 (até 1930)
-Praça da Liberdade - Carmo - Rua do Rosário (no sentido oposto Cedofeita) - Carvalhosa - Boavista - Fonte da Moura - Castelo do Queijo - Matosinhos (Roberto Ivens)
5 (desde 1930); Comprimento: 9.9 km (até 1960), 8½ km (até 1978); Duração da viagem num sentido 45 minutos;
-Praça da Liberdade - Carmo - Rua do Rosário (no sentido oposto Cedofeita) - Carvalhosa - Boavista - Fonte da Moura - Castelo do Queijo - Matosinhos (Brito Capelo) - Leixões (Leça da Palmeira)
19 (encerrada em 1917)
-Praça da Liberdade - Carmo - Rua das Oliveiras - Conceição - Trinidade - Fernando Tomás - Biblioteca - Batalha - Praça da Liberdade
19 (desde 1934); Comprimento: 9.9 km (até 1960), 8½ km (até 1980), 6.6 km (até 1993); Duração da viagem num sentido 45 minutos; 34 minutes (1991)
-Praça da Liberdade - Carmo - Palácio - Boavista - Fonte da Moura - Castelo do Queijo - Matosinhos - Leixões
Fig.2 e 3 - Eléctrico em Matosinhos na Linha 19 
[Página+5+-+Foto+4.jpg]
Fig.4 - Linha 19 na Marginal de Leça da Palmeira
Próximo número dia 25 de Março

Sem comentários:

Enviar um comentário